domingo, 11 de maio de 2008

Perdas...


Conheci, alguns anos atrás, uma menina linda. Morava ao lado da casa da minha vó em Gramado. Por uma dessas razões que a gente nunca vai entender, de uma maneira totalmente desnecessária, ela sofreu um acidente incrivelmente atípico e por causa disso, morreu. Mal teve a chance de viver e morreu muito jovem.
Hoje, nesse Dia das Mães, pensei muito em outra pessoa linda que também se foi da minha vida. Essa pessoa não morreu, mas quem ela representava pra mim, sim. Mesmo que ela não seja mais uma pessoa tão presente na minha vida e nos meus planos, ainda me preocupo muito com os sentimentos dela.
Por mais uma dessas coisas da vida, essa pessoa que eu tanto quero bem, está passando pelo seu primeiro Dia das Mães sem a mãe dela. Não posso estar presente para confortá-la como eu gostaria, mas à distância, sigo fazendo o que eu posso. Lembro antes de mais nada quão linda pessoa a mãe dela também foi. Teve mais tempo de vida do que a vizinha da minha vó e, justamente por isso, teve a chance de se tornar a cada dia, a cada ato, a cada boa vontade, uma pessoa mais linda ainda.
Todas essas perdas não têm mais solução, mas podem e devem nos trazer mais compreensão. É um assunto muito difícil e delicado, complicado de se saber o que dizer. Por isso, vou apenas reproduzir um texto maravilhoso que li hoje no túmulo dessa jovem que teve tão pouco tempo pra viver.
Sabendo da dificuldade da mãe dela em entender a perda da filha. Sabendo da dificuldade dessa pessoa que quero bem em aceitar a perda da sua mãe. E sabendo da minha dificuldade em entender e aceitar a perda de todas elas. Compartilho com quem vier a ler essas poucas, mas poderosas palavras, que infelizmente não sei quem escreveu.

"Se você quiser me encontrar, não vá mais aos lugares por onde andei ou morei.
Já não moro mais em minha casa, nem ando mais por aí...
Se você quiser me encontrar, pare um pouco e em silêncio, pense em mim.
Se você quiser me encontrar, olhe bem dentro de você.
Sinta seu coração bater forte, sinta-se feliz e não procure mais por mim...
Eu estou aí...
Dentro do seu coração!"

Tickets